Translate

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Sohei Yamabushi

Ferozes guerreiros montanheses,acostumados a viver em locais inóspitos, a passarem por severas privações devido ao seu modo de vida peculiar , o shugen(pessoa purificada,pureza de ação).Misto de monges guerreiros, famosos pela utilização de conhecimentos esotéricos ocultos, dominarem a força da mente, do espirito e da natureza, a história antiga do Japão é repleta de relatos de tais guerreiros, visto como paladinos por uns, como bandoleiros anarquistas por outros, mas sempre cercada de alto mistério.


sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Shizen Gyô Un Ryu Sui

Literalmente; O fluxo natural da água para as nuvens.
Podemos entender como o ciclo dos elementos da natureza  onde a chuva cai sobre o solo, escorre para os rios e mares e com a elevação  da temperatura ela se evapora  e volta para as nuvens. Então sopra o vento e elas são levadas pelos céus e volta a chover em outros lugares e em outra ocasião. "Godai" ou cinco manifestações.
 Em nossa prática marcial nossas atitudes e movimentos devem agir como o ciclo da natureza, onde estamos em constante mutação. Buscando atingir então um estado de fluidez , naturalidade, calmaria e potencialidade.
Assim como a natureza devemos interagir sem nenhum conflito, desgaste ou desiquilíbrio , alcançando um estado onde nosso corpo e mente seja livre de bloqueios, medo, tensão, ou artificialidades. Para não existir desperdiço de força ou movimento. Resista as adversidades, mas não seja resistente a um coração benevolente. E lembre-se que quando somos jovens desperdiçamos muita energia e não ligamos muito para isso. Mas quanto mais cedo  aprendermos a economizar energia e movimentos desnecessários , estaremos educando nosso corpo e mente para quando o peso da idade chegar, podermos ainda sim continuar em nosso caminho marcial.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Budô Kiso

Budo Kiso: fundamentos filosóficos do budo
Quando iniciamos a prática são tratados muitos conceitos básicos nos treinos diários buscando primeiramente um entendimento mecânico da técnica (físico).e com o decorrer do tempo e o refinamento técnico do bushi  passamos a entender também como aplicações práticas em nossas vidas (espiritual). nos tornamos Budokas  "praticantes do budô". Buscando constantemente o aperfeiçoamento pessoal, autoconhecimento, e contribuição para nossa sociedade e clan.
Sei que é muito difícil para o iniciante através dos kata entender as condutas para a formação do caráter. Mas é necessário o bushi entender que só através de determinação,perseverança, paciência e resistência a todas as dificuldades durante a prática poderão ultrapassar as portas do entendimentos para a total compreensão dos princípios do Ninpo.
O bushi deve desenvolver Magokoro (sinceridade e devoção) durante sua prática para suportar o Shugyô (treinamento austero) que enfrentará durante sua vida como praticante.
"Nana korobi yaoki" (caindo sete, levantando oito!)

Budô integrado a nossa vida, nossa vida dedicada ao budô