KAKOGENZAIMIRAI ( passado , presente e futuro nas artes marciais)
Nos treinos quando Uke me ataca , ele tomou uma decisão ( intenção) isso o bloqueia em seu presente , então eu digo que a intenção de atacar é o primeiro momento ( genzai / presente). Esse presente vira passado quando ele começa a se mover com a intenção de me acertar, é o que chamo de segundo momento ( kako / passado). Agora sua intenção ( foco) muda já que ele precisa se fixar em um determinado alvo , atingir seu objetivo é o terceiro momento ( mirai / futuro). Esses tres momentos eu chamo de "Kakogenzaimirai"
Ou seja quando ele pensa em me atacar é o "presente", depois que o ataque sai seu foco muda de intenção para preocupação em acertar o alvo ( efetividade na intenção)então a intenção de presente virá passado e a efetividade na intençao de futuro vira presente. então o presente se tornou passado, e o futuro ( conclusão)virou presente ,e o futuro "resultado da intenção" vira passado no momento que sua intenção de acertar se conclui ou não ( me acertando ou eu evitando seu ataque).
Uke quando toma a decisão de me atacar nunca está em seu presente ( genzai), pois sua intenção "foco" está no futuro ( mirai), mas ainda ligado a seu passado ( kako)
Assim concluimos que : o seu passado interfere no seu presente e seu presente interfere em seu futuro e seu futuro é influenciado pelo seu passado
Para ficar mais fácil de entender se isso for possível ( já que eu acho complicado) rsrs. Seria como um barco que parte para o alto mar , mas ainda ligado ao píer. Isso vai levar um tempo mas quando a corda amarrada ao píer estiver totalmente estendida , a tensão vai puxá-lo de volta ao cais ou vai pará-lo.
Por isso que devemos agora "presente" ( aula) dar o melhor de si, se esforçando o máximo para entender os ensinamentos e comparecer o máximo de aula possível, pois assim que uma aula, ou uma técnica termina, isso já se torna passado, e eles ( ensinamentos) influenciarão na técnica seguinte que vira presente e nas próximas aulas que é o futuro.
E isso é uma espiral de passado, presente e futuro que nos envolve e domina por toda estrada marcial.
O papel do Tori ( quem está sendo atacado) é manter um estado de nenhuma intenção e isso faz com que esteja sempre no presente ( genzai) adaptando-se sempre as permanentes mudanças para que não caia em nenhuma armadilha ( mirai / futuro).
manter uma mente livre de pensamentos faz com que sua intenção não seja captada pelo uke e isso faz que voce tenha uma vantagem sobre ele, já que ele quando pensa em te atacar viaja pelos tres momentos passado, presente e futuro vc através do não pensar flutue pelo momento presente.
devendo ser como os ramos de um salgueiro movendo-se livremente com o vento
Dentro da Bujinkan existe muitas coisas extraordinariamente preciosas que devem ser estudadas com muita atenção. Pois delas poderemos tirar vários ensinamentos não só para dentro do Dojo, mas sim para toda nossa vida.
tirado de um texto que li do Daishihan Arnaud Cousergue