Translate

domingo, 27 de novembro de 2016

Nove tradições Marciais



  •     Dentro da Bujinkan, são nove as escolas que a compõem. A explicação que Hatsumi Sensei dá é a seguinte: "Cada uma das escolas que praticamos se especializam em distintas áreas de combate. Praticamos nove, porque uma seria limitada, e veríamos as coisas de um só lado, o qual nos converteria em guerreiros incompletos". 








                                                                                    9 ESCOLAS




                                        
  •    Togakure Ryu Ninjutsu  ( escola da porta oculta)
Nesta escola, além dos 09 níveis básicos de treinamentos denominados Happo Biken Jutsu, foram desenvolvidas outras 18 disciplinas - entre elas, combate desarmado, lançamento de armas perfurocortantes, fogos e explosivos, espionagem, equitação, treinamento aquático, escalada, etc. A nível de combate sem armas os ataques se dirigem, principalmente, aos olho, ouvidos, garganta e genitais.
uso de 3 armas caracteristicos da escola ( sanban shuriken, shuko e shindake)







a violencia deve ser evitada





  •   

     
         Kumogakure Ryu Ninjutsu  ( escola que se esconde nas nuvens)
Taijutsu muito semelhante a Togakure ryu, com algumas armas caracteristicas da escola (ippon sugi noburi, kamayari) Fato interessante desta escola, é que muitas das armas estudadas eram utilizadas para subir em laterais de barcos para lutar contra espadachins e o uso de mascaras demonio. Posteriormente se desenvolveram uma grande quantidade de técnicas dada a sua versatilidade onde passou a utilizar-se golpes e bloqueios  duplos, pois os guerreiros de Komugakure Ryu utilizavam, habitualmente proteções de braço (como se fosse  uma  armadura). Isto explica, como em muitas ocasiões durante os combates, usavam os antebraços para golpear e proteger-se.










  •         Gyokushin Ryu Ninjutsu   ( escola do coração forte)
As diversas projeções, inclusive com “sacrifício” do próprio corpo, são a principal característica desta escola. A nível técnico, é praticamente desconhecidas do ocidente. Muitos poucos praticantes tiveram a oportunidade de conhecer a mesma. Esta escola se concentra mais nos aspectos estratégicos e táticos do Ninjutsu.













  
  •         Gikan Ryu Koppo Jutsu  ( escola da verdade,lealdade e justiça)
Escola que utiliza chutes especiais, ataques de punho e projeções visando o quebramento e o dilaceramento ósteoarticular do adversário.  O fortalecimento das estruturas articulares é uma característica essencial no aprendizado assim como a dinâmica nos movimentos dos pés.





o primeiro golpe nunca vem desse lado









  
  •         Koto Ryu Koppo Jutsu   ( escola que derrota o tigre)
Centra-se em curtas distâncias. Técnicas diretas e rápidas visando poderosos métodos para golpear, atacando a estrutura ósseas do oponente. Os deslocamentos cruzando são direcionados para atingir os pés do adversário. Na antiguidade o treinamento começava golpeando areia, rochas e movendo grandes pedras, como condicionamento das mãos para o combate. A denominação da escola faz referência a “demolir” o Tigre (adversário) com as pontas dos dedos. A escola tem origens na china antiga






os olhos são tudo











  
  •         Shinden Fudo Ryu Dakentai Jutsu ( escola do coração imutável) 
Uma das características desta escola é o reconhecimento do estilo natural como postura defensiva. Não visa a utilização da força mas sim a naturalidade das técnicas. A prática das quedas é muito importante, pois evita-se cair ao chão de qualquer jeito – se projetado – principalmente estando com armas. O objetivo é cair de pé. O aperfeiçoamento de praxias( conduta ou ação) é de suma importância onde visam controlar e usar suas próprias armas e/ou do adversário.  As espadas utilizadas nesta escola são maiores e direciona-se a utilização destas de maneiras não ortodoxas. Durante a projeção do inimigo, evita-se que o mesmo caia de costas mas sim com a cabeça diretamente. Para esta escola, é importantíssimo o treinamento na natureza onde os elementos naturais visam o fortalecimento do corpo.






obtenha a paz através do coração imutável







  
  •         Gyokko Ryu Kosshi Jutsu ( escola do tigre diamante)
Os ataques desta escola, são direcionados à músculos, nervos e órgãos do corpo humano. Através da utilização de bloqueios poderosos, o estudo das distâncias de combate e técnicas com muitos movimentos precisos, objetiva-se também ocasionar luxações através de projeções.









destruir o poder do adversário mas preservar sua vida








  
  •         Takagi Yoshin Ryu JuTai Jutsu  ( escola da árvore alta e o coração elevado)
Trabalha muito para que o adversário não possa escapar quando preso por um golpe de imobilização ou tentativa de projeção. Esta característica vem de encontro devido que o estilo se desenvolveu em espaços internos das casas. As técnicas visam a distância curta, logo, se realizam projeções, luxações, estrangulamentos muito velozes e dolorosos. Esta prática era muito utilizadas pela “polícia” do período Edo assim como pelos Yojimbo (guarda-costas).








um ramo é flexível mas arvore alta é quebradiça 






  
  •         Kukishinden Ryu Happo Hiken Jutsu  ( escola dos nove deuses demonio)

Era usual praticar as técnicas desta escola com armaduras, pois como pode ser visto nos pergaminhos, seus movimentos técnicos são bastante pesados, dirigindo os ataques, principalmente a zonas onde a armadura não possuía proteção alguma. Esta escola possui um grande repertório de diferentes armas ( rokushako bo,kaginawa,kusarigama,bisento etc..), com diversos pesos e estranhas. Uma delas, consiste em uma peça circular de madeira muito parecida com o eixo de rodas de um carro. Séculos passados utilizavam a mesma para deslocar embarcações desde terra firme até o mar e vice – versa.












Nenhum comentário:

Postar um comentário