Translate

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Falando sobre algumas escolas de Ninjutsu ( Jinenkan)

No mundo existem muitas escolas que divulgam  a arte Ninja para as pessoas. Entre elas Bujinkan, Genbukan, Jinenkan etc..
Jinenkan
Desenvolvida pelo tenente coronel (aposentado) Fumio Manaka, a organização internacional Jinenkan é um sistema completo de arte marcial caracterizada pelo estudos de técnicas  das tradições japonesas de combate desarmado tanto quanto ao estudo de diversas armas. ( ninjas e samurais).
A Jinenkan tem como principal objetivo a autopreservação e desenvolver uma compreensão do movimento natural e resposta a tudo que fazem, não usando a força e sim a estratégia, distanciamento e tempo para superar qualquer adversário. Desenvolvendo estilo natural de defesa pessoal e aumento da auto-confiança.
Nossas tradições:
Kukishinden Ryu happo Bikenjutsu, Takagi Yoshin Ryu Jutaijutsu, Gyokko Ryu Kosshijutsu, Koto Ryu Koppojutsu, Togakure Ryu Ninpo, Shinden Fudo Ryu Jutaijutsu/Dakentaijutsu, Jinen Ryu Jissen Kobudo.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Yamabushi Dojo ( Ninjutsu Baixada fluminense)

Somos ligados a Bujinkan Budo Taijutsu ( Japão) do grande mestre Masaaki Hatsumi


Nosso Dojo fica em São João de Meriti ( baixada fluminense RJ )












terça-feira, 1 de outubro de 2013

Resistência flexível

Resista mesmo que as feridas latejem  e que sua coragem esteja cochilando.
Resista mais um pouco e será fácil resistir aos demais.
Resista mais um momento, mesmo que a derrota seja um imã, mesmo que a desilusão  caminhe em sua direção.
Resista mais um pouco, mesmo que os invejosos digam para voce parar, mesmo que sua esperança esteja no CTI.
Resista mais um momento , mesmo que voce não possa ainda ver a linha de chegada, mesmo que a insegurança brinque de roda a sua volta.
Resista um pouco mais, mesmo que sua vida esteja sendo pesada pelas pessoas insensatas a sua volta e voce se sinta indefeso como um pássaro com asas quebradas impossibilitado de voar.
Resista com todas as suas forças exteriores e interiores.
Resista e lembre-se que o choro dura uma noite , mas a alegria vem pelo amanhecer.
Resista em sobreviver, em continuar, em não se deixar abater.
Mais resista também a ir contra a vontade de ajudar a seu próximo e ser flexível no momento oportuno.
Resista mais não seja inflexível .Pois o flexível sempre supera o rígido.

Adaptação de um texto que li de Ana Jácomo ( sobre lei da atração)

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Sohei Yamabushi

Ferozes guerreiros montanheses,acostumados a viver em locais inóspitos, a passarem por severas privações devido ao seu modo de vida peculiar , o shugen(pessoa purificada,pureza de ação).Misto de monges guerreiros, famosos pela utilização de conhecimentos esotéricos ocultos, dominarem a força da mente, do espirito e da natureza, a história antiga do Japão é repleta de relatos de tais guerreiros, visto como paladinos por uns, como bandoleiros anarquistas por outros, mas sempre cercada de alto mistério.


sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Shizen Gyô Un Ryu Sui

Literalmente; O fluxo natural da água para as nuvens.
Podemos entender como o ciclo dos elementos da natureza  onde a chuva cai sobre o solo, escorre para os rios e mares e com a elevação  da temperatura ela se evapora  e volta para as nuvens. Então sopra o vento e elas são levadas pelos céus e volta a chover em outros lugares e em outra ocasião. "Godai" ou cinco manifestações.
 Em nossa prática marcial nossas atitudes e movimentos devem agir como o ciclo da natureza, onde estamos em constante mutação. Buscando atingir então um estado de fluidez , naturalidade, calmaria e potencialidade.
Assim como a natureza devemos interagir sem nenhum conflito, desgaste ou desiquilíbrio , alcançando um estado onde nosso corpo e mente seja livre de bloqueios, medo, tensão, ou artificialidades. Para não existir desperdiço de força ou movimento. Resista as adversidades, mas não seja resistente a um coração benevolente. E lembre-se que quando somos jovens desperdiçamos muita energia e não ligamos muito para isso. Mas quanto mais cedo  aprendermos a economizar energia e movimentos desnecessários , estaremos educando nosso corpo e mente para quando o peso da idade chegar, podermos ainda sim continuar em nosso caminho marcial.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Budô Kiso

Budo Kiso: fundamentos filosóficos do budo
Quando iniciamos a prática são tratados muitos conceitos básicos nos treinos diários buscando primeiramente um entendimento mecânico da técnica (físico).e com o decorrer do tempo e o refinamento técnico do bushi  passamos a entender também como aplicações práticas em nossas vidas (espiritual). nos tornamos Budokas  "praticantes do budô". Buscando constantemente o aperfeiçoamento pessoal, autoconhecimento, e contribuição para nossa sociedade e clan.
Sei que é muito difícil para o iniciante através dos kata entender as condutas para a formação do caráter. Mas é necessário o bushi entender que só através de determinação,perseverança, paciência e resistência a todas as dificuldades durante a prática poderão ultrapassar as portas do entendimentos para a total compreensão dos princípios do Ninpo.
O bushi deve desenvolver Magokoro (sinceridade e devoção) durante sua prática para suportar o Shugyô (treinamento austero) que enfrentará durante sua vida como praticante.
"Nana korobi yaoki" (caindo sete, levantando oito!)

Budô integrado a nossa vida, nossa vida dedicada ao budô

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Aikido

Aikido é um Budo (arte marcial japonesa), criado no início dos anos 20 º século, porO-Sensei Morihei Ueshiba (1883-1969), que tinha um amplo conhecimento em artes marciais e espiritualidade. Após a Segunda Guerra Mundial, o Aikido se tornou uma das artes marciais mais populares do mundo, sob a liderança do filho do fundador, o segundo Doshu Kisshomaru Ueshiba (1921-1999). Hoje, o Terceiro Doshu Moriteru Ueshiba (nascido em 1951), o neto do fundador, é o líder da Sede Mundial de Aikido, ea Fundação Aikikai .

sede mundial do Aikido Aikikai Foundation é a organização-mãe do Aikido. É uma organização oficialmente reconhecida pelo Estado japonês. Sob a liderança deMoriteru Ueshiba Doshu , a Fundação Aikikai desenvolve e dissemina Aikido em todo o mundo, preservando os ideais do Fundador, Morihei Ueshiba O-Sensei .

Aikido emprega os métodos de treinamento das artes marciais japonesas tradicionais no contexto da sociedade moderna, e sublinha o desenvolvimento espiritual. Aikido não é um esporte e, como tal, não tem competições. Desenvolve-se verdadeira força, forjando a mente eo corpo. Suas técnicas são baseadas em movimentos naturais, sem estresse sobre o corpo e, portanto, homens, mulheres, jovens e velhos podem praticá-la. A condição física e poder são melhoradas através da flexibilidade. Ki, um conceito que se torna entendido pela prática sincera e constante, é fundamental para o Aikido. Ki e o poder da respiração (Kokyu-ryoku) são indivisíveis, o próprio ser do Aikido e os movimentos são centrados na Seikan tanden, o centro do corpo humano.
Dentro de nossos estudos os alunos mais graduados tem a oportunidade de aprender o Yamabushi aikido, resultado de mais de 17 anos de estudo dessa nobre arte, no Brasil e em outros países.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Mokuso

Moku (silenciar) , So (pensamento)
Silenciar,tranquilizar,harmonizar, esvaziar a mente. Deve ser visto mais como um comando de transição do que meditação (como muitos pensam).
Mokuso é um comando para que momentaneamente limpemos nossas mentes de nossos assuntos diários e problemas cotidianos, para que se concentremos na nossa prática marcial que terá inicio. e quando feito no final serve para que guardemos o que foi aprendido de satisfatório no treino e possamos voltar aos nossos demais afazeres.
No mokuso está incluso o preceito oriental de que "cada momento é único". Por isso devemos aproveitar ao máximo e se concentrar  na nossa prática diária, pois passado aquele momento , ele jamais se repetirá.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Shu,Ha e Ri

O aprendizado do Budo , conforme a tradição é dividida em três fases:
Shu (preservar) - Aprendendo os conceitos importantes (kata):divididos em tres fases: (shoden,chûden e okuden).
Ha(quebrar) - diminui a forma pré-estabelecidas , e começa a dar lugar a espontaneidade.
Ri(descartar) - não se pensa mais, as técnicas surgem livre de penamentos . Yugei No Sekai ( o mundo sem forma).

Aluno Rogério teixeira

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Perfeição

Nos treinos em nossa escola não estamos interessados em medalhas,troféus ,ou tapinhas nas costas. Na nossa busca procuramos e nos dedicamos a encontrar a perfeição nos movimentos. Muitas vezes vejo alunos chateados por não conseguirem fazer determinadas técnica, isso tem dois lados (positivo e negativo). positivo pois voce vê o interesse do aluno acertar e negativo pois não devemos nos entristecer durante os treinos. O dojo é um lugar de busca e dedicação , mas não um lugar de reclamações e descontentamentos.
A busca por um melhor posicionamento do corpo (tai ken ichi jo), o tempo(De Ai), distância(Ma Ai), Ritsudo(ritmo), Mi Ryoku(atração), Seki Ryoku(repulção), Enshin Ryoku(força centrífuga), Kyu Shin Ryoku(força centrípeda) e tambem a utilização de Shizen Gyô Un Ryu Sui (energia sinética do movimento) . Estes principios , que visam a destruição do equilíbrio do atacante , permitindo que pessoas menores e de menos força enfrentem e derrotem oponentes maiores e mais fortes. É essa a nossa constante busca nos treinos diários, e só conquistada com muita dedicação e atenção na hora de se praticar os kihon(fundamento).
Aluna: Jessica (apresentação defesa pessoal feminina)

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Bushido

Bushido significa literalmente , " o caminho do guerreiro" era um código de honra não escrito e um modo de vida para os samurais( a classe guerreira do Japão feudal), que fornecia parâmetros para esse guerreiro viver e morrer com honra
Bushido é formado e influenciado pelos conceitos do budismo,.xintoísmo e confusionismo. A combinações dessas doutrinas e religiões, formaram o código de honra do guerreiro samurai, conhecido como bushido.
No nosso ensino do bushido,visamos o aperfeiçoamento do praticante por completo ou seja desenvolvimento continuo do corpo,mente e espírito. Desenvolvendo cada um dentro de suas próprias características físicas e limitações, buscando fortalecer o bushi dentro de suas reais necessidades ,e assim despertar a consciência , de buscar sempre atingir suas metas, combinada com a vontade de vencer suas fraquezas,temores e limitações. Tudo isso sempre através do treino do Budo (caminho marcial)

O que treinamos

Na nossa escola treinamos o Bukiwaza (treino com armas) que corresponde ao ensino das técnicas de Espadas(ninjato e katana),bastões(Bo, Jo,hanbo e tanbo) , Yari (lança), Naginata(alabarda), Kusari fundo(corrente com peso), jutte, Shuriken (arremessos) e o ensino do Taijutsu (luta desarmada), onde se aprende arte da mão vazia. Que são:
Jutaijutsu - técnicas mais suaves baseadas no jujutsu japonês que englobam ; imobilizações, projeções, estrangulamentos, etc.. dando oportunidade ao individuo render-se sem maiores estragos.
Dakenjutsu- técnicas mais extremas que envolvem ( luxações,bloqueios,socos,chutes) etc..
Kosshijutsu- ataques ao centro nevoso do corpo, usando ponta dos dedos dos pés e das mãos para causar danos a pontos vitais.
Koppojutsu- ataques.. com objetivo de quebrar ossos e danificar articulações , visando destruir por completo o inimigo..(close kombat)
 A nossa missão é transmitir o puro significado da verdadeira resistência "Nin" que é resistir sem chocar (colidir, desagradar, ofender), é resistir (não deixar as dificuldades nos abater)  seguindo adiante, procurando o caminho de não medir força direto contra força (não resistência). Sei que é muito difícil para alguém entender o verdadeiro significado de "resistir sem ser resistente". Mas essa é a busca em nossa escola.
Aprendendo a proteger o corpo e o coração benevolente
Resistir sem  chocar.
Buscar manter a harmonia da mente, corpo e espirito.



Dojo (escola)

Dojo pode ser traduzido como escola, nas artes marciais é o campo de batalha da vida, um campo de vida e morte. A única diferença entre ele e o campo de batalha da guerra é que ,no dojo, aquele que treina deve morrer várias vezes e viver para contar essas mortes como experiências que beneficiam seu desenvolvimento no budo. É claro que não estamos em uma guerra no Japão antigo, mas enfrentemos verdadeiras batalhas nas ruas de nossas cidades tanto no campo físico, bem como e principalmente no campo mental (batalhas que travamos contra nós mesmos internamente).
Um dia aprendi que Ninniku(espirito do ninja) é um poema tradicional Japonês no Ninpo para  guiar o coração do guerreiro . A essência do "ninniku seishin"  é o espirito do Bushi (guerreiro), que tem o poder de usar a paciência em harmonia ao corpo, mente e o subconsciente. E é este poder que devemos desenvolver treinando arduamente (shugyo) nos nossos Dojos.
 Não esquecendo que no dojo deve sempre reinar um espirito de paz, tranquilidade e harmonia entre todos os praticantes, de modo que todos possam desenvolver suas habilidades em conjunto, não podendo existir hostilidade e competição entre os praticantes.
No dojo deve-se manter a máxima concentração no keiko (treinamento), a etiqueta e o respeito estão acima das honrarias pessoais.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

"Nin" (resistência)

 Se traduz como paciência, perseverança, ocultar, resistir etc...O caractere japonês para "Nin" consiste em duas partes radicais; o radical superior se chama " yaiba" que se refere a borda cortante de uma faca, e o radical inferior se chama "kokoro" que se refere a coração benevolente. "Nin" pode ser traduzida de varias maneiras, mais eu gosto de usar o termo ( possuir um coração pacífico) semelhante ao da flor "kajo waraku" evitando- se colocar a espada antes do coração, e tem como intuito aniquilar o mau com as forças dos 5 elementos "Godai" : Chi no kata (terra),Sui no kata (água),Ka no kata (fogo)Fu no kata (vento) e Ku no kata (vazio) em defesa própria, de seu próximo e de seu país.


Somos uma escola que divulga o Ninjutsu na baixada fluminense