A perseverança é um princípio valioso e muito importante para quem quer praticar e percorrer o Budo ( artes marciais). Devemos continuar polindo o brilho de nossa espada com afinco e dedicação, o que fará com que pouco a pouco possamos compreender melhor a essência das técnicas que reside nos treinos.
Considera-se que dentro do universo existam "seis grandes" elementos ( princípios) e que eles simbolizam a essência do cosmos, e se denominam: "Chi, Sui, Ka, Fu, Ku e Shiki.
Shiki o sexto, compõe-se do princípio espiritual ( não tem haver com religião). Pode se entende-lo como atividade do conhecimento. Ficando assim estabelecidos. Chi ( corpo sólido) terra, Sui ( corpo líquido) água, Ka (iniciativa) fogo, Fu ( corpo gasoso) vento, Ku (elemento vazio) espaço e Shiki ( conhecimento).
A era de Takamassu Sensei era a fase do lobo solitário, usando as técnicas e os princípios para colocar em prática os ensinamentos de forma real. ( a espada que mata)
A era de Hatsumi Sensei é o esforço para tentar divulgar os ensinamentos e achar um melhor caminho para que todos os compreendam. E que esses valiosos ensinamentos não se percam, mas permaneçam vivos entre nós. ( a espada do conhecimento)
O Taijutsu praticado por nós dentro da Bujinkan é um desses caminhos e deve ser realizado sem o desejo de que aconteça ( conhecimento espontâneo) e quando praticado deve se manter um coração puro. E esse coração deve iluminar todos a sua volta, como se fosse uma lâmpada que brilha fortemente atraindo mais pessoas a prática e mostrando o verdadeiro caminho que devemos percorrer.
E isso deve ser a meta ou a verdade suprema na era chamada de " hoje". ( a espada que purifica)
Sensei Willem ( Bujinkan Budo Taijutsu Baixada Fluminense)
Obs: texto baseado na leitura que eu fiz " a carta de Hatsumi "
Nenhum comentário:
Postar um comentário